Perguntas Frequentes
É fácil criar uma sequência com 3 ou 4 Baterias(Girândolas ou Tortas), basta utilizar um “Papel Alumínio” cobrindo as peças. Coloque também sobre o estopim, pois normalmente é ali que acontece a antecipação da queima. Esta capa protetora vai evitar que os fogos se acendam antecipadamente.
Normalmente os Fogos de Artifício têm uma validade de pelo menos 3 (três) anos, desde que eles estejam protegidos da umidade. Apesar de os Fogos, provavelmente, continuarem funcionando muito além deste tempo, a degradação química pode resultar em cores menos vivas ou uma altura de tiro ligeiramente inferior.
Jamais permita que crianças mexam ou brinquem sozinhas com os fogos de artifício, sempre deverá haver a supervisão de um adulto responsável, isto é, para aqueles produtos classificados na classe de risco A, permitidos para crianças, mas sob supervisão de adultos.
A IMPERATRIZ FOGOS garante o bom estado de qualquer produto que você compra conosco. Embora seja muito raro os fogos de artifício que trabalhamos falharem ou chegarem danificados, temos uma política de retorno no caso de um de seus itens estiver danificado ou não funcionar corretamente. Basta notificar-nos, por escrito, ou trazer o item em uma de nossas lojas e teremos muito prazer em trocá-los ou deixarmos este crédito para a sua próxima compra.
A preparação antecipada é muito importante, você deve indicar uma pessoa para ser responsável pelo acendimento dos fogos de artifício.
Obs.: A pessoa responsável pela soltura deverá ser maior de 18 anos, saber seu funcionamento correto e não estar embriagada.
- Verifique se o seu local de queima pode acomodar o(s) tipo(s) de fogos de artifício que você quer( ver raio de segurança do produto), normalmente você vai precisar de mais espaço do que imagina.
- Leia atentamente as instruções contidas em todos os seus Fogos, pois fogos de artifício diferentes comportam-se de maneira diferente e precisam ser configurados e garantidos de várias formas.
- Nos últimos anos, com os lançamentos das “Tortas Inclinadas” deve-se tomar um cuidado maior para garantir que o lado correto da produto fique de frente para o público.
- Bases, Tortinhas, Candelas, Fontes, etc, devem ser colocados no solo e calçados/enterrados para que não venham tombar assim que forem acionados.
- Tortas, Baterias(Girândolas), Morteiros e Kit´s, quanto maior o calibre e a quantidade de tubos, mais garantida deverá ser esta fixação ao solo, que pode ser feita com estacas de madeira, blocos de concreto ou enterrados, lembrando que devem ser plastificados caso seja enterrado no solo.Tudo deverá ser planejado pensando que caso haja um imprevisto(tombamento do produto), ele não alcance nenhuma pessoa ou danifique algum patrimônio. Se estiver chovendo, você poderá usar sacos plásticos para cobrir os Fogos, como “Saco de Lixo”, pois apresenta uma fina espessura e pode ser queimado juntamente com os Fogos sem a necessidade de ser retirado.
- Fogos de Varas só devem ser lançados a partir de tubos adequados. Se você precisar de mais, poderá fazer o seu próprio lançador a partir de canos de água/esgoto, mas sempre garantindo que a vara do foguete possa subir livremente pelo tubo, se ela ficar presa no tubo, o foguete irá explodir em nível do solo e isto é algo que não queremos.
- As pessoas pensam que a vara é apenas para apoiar o foguete antes de decolar, mas é uma parte importante, pois é ela que dá direção ao produto, assegurando que a cabeça do foguete permaneça estável em seu vôo para cima. Então se você possui um foguete de vara com a Vara quebrada, não tente acendê-lo, pois ele não vai funcionar de maneira correta, ocasionando uma falha grave, colocando em risco sua soltura. Lembre-se, Foguetes de Vara são os únicos Fogos que viajam contra o vento.
- Se você estiver fazendo uma fogueira, deve ser mantida uma distância de segurança em relação a área dos Fogos e deve-se supervisionar em todos os momentos. Nunca use produtos inflamáveis como gasolina, querosene ou álcool para acender os Fogos de Artifício e sob nenhuma circunstância colocar os Fogos Queimados em fogueiras ou churrasqueiras, pois poderão conter cápsulas não deflagradas e estourarem em diversas direções.
Sim, você pode, mas deve sempre colocá-los no porta-malas. Não fumar durante o carregamento, transporte e descarga dos mesmos. Segundo a ANTT – Resolução nº 420 de 12 de fevereiro de 2004, é permitido o transporte por veículo comum de até 333kg de Fogos de Artifício. Aconselhamos você a andar com a NOTA FISCAL do produto para provar a procedência e a quantidade de quilos (kg), em caso de alguma autoridade questioná-lo a respeito.